Pular para o conteúdo principal

Como fazer um circuito para teste seguro de equipamentos eletronicos

Como posso evitar que um aparelho eletrônico estoure na minha cara quando estiver testando?

Acho que esta pergunta e feita por muitas pessoas que tem de testar alguns equipamentos que chegaram para ser "reciclados" mas ainda existe um esperança que estejam funcionado, tais como fontes de computadores, monitores etc ..

Construa passo a passo uma lampada série para a sua bancada de consertos de aparelhos eletrônicos, este circuito garante maior segurança na hora de ligar à rede elétrica as suas montagens experimentais ou consertos realizados em aparelhos eletrônicos.

Sempre antes de ligar a energia no circuito, devemos conferir se a montagem ou o conserto foi realizado corretamente.
As vezes um erro passa despercebido e todo o trabalho fica comprometido, a consequência é vários componentes queimados porque não foi possível desliga-lo a tempo.
A solução é se utilizar de um pequeno circuito limitador de corrente para proteger o circuito em teste, uma lampada série.
:: O circuito.
O circuito nada mais é que uma lâmpada incandecente de 100 ou 150 watts ligada em série com o nosso circuito em teste.
Lâmpada sérieLista de materiais:
1 Lâmpada incandecente de 100 ou 150 watts/ 110 ou 220 volts (verifique a tensão da sua rede elétrica).
1 Metro de cabo pp 1,5 mm de expessura ou qualquer outro fio paralelo de capa dupla.
1 Soquete de porcelana para lâmpada.
1 Tomada.
1 Plug para tomada.
1 Base de madeira 15X15 cm. para a montagem do circuito.
4 Parafusos.
:: Iniciando a montagem da lâmpada série.
Fixar os fios no plug
Instale o plug em uma das pontas do cabo paralelo, abra o plug e fixe os fios apertando bem os parafusos de fixação. Acomode os fios nos guias internos do plug e feche-o em seguida.
:: Agora instalamos a tomada juntamente com o soquete da lâmpada na outra ponta do cabo.
Instalação do soquete e tomada
Na outra ponta do cabo instalamos o soquete e a tomada onde serão conectados nossos circuitos em teste. Primeiramente observe que o nosso cabo pp, tem um fio na cor marrom e outro na cor azul.
Ligue o fio azul diretamente num dos terminais da tomada. Ligue o fio marrom diretamente a um dos terminais do soquete da lâmpada.
Providencie um pedaço de fio com a mesma expessura do cabo (nosso fio laranja) e ligue o outro terminal da tomada diretamente ao outro terminal do soquete da lâmpada.
Soquete de porcelana
Ponta do fio
Cuidado :
Não deixe sobrar resto de fio nos parafusos de fixação do soquete, após apertar bem os parafusos corte os excessos o mais curto possível. veja a figura ao lado.
:: Fixe o soquete da lâmpada e a tomada na base de madeira, acondicionando os fios corretamente nos recortes do soquete.
Fixe a montagem na base de madeira com os parafusos adquados, acondicionando os fios nas ranhuras do soquete e da tomada.
Prenda o cabo com um prendedor de fio para que não possa haver o rompimento do cabo durante o uso da lâmpada série.
Em seguida recoloque a proteção de porcelana no soquete e rosqueie sem apertar muito. Você pode montar a lâmpada série diretamente na bancada de trabalho, já que seu uso será constante.
Em seguida instale a lâmpada no soquete.
Fixar a montagem na base.Proteção de porcelana
Lâmpada série montada
Aqui está nossa lâmpada série pronta para ser testada.
ATENÇÂO :
Antes de liga-la na rede elétrica tenha a certeza de que ligou os fios corretamente, confira tudo novamente.
Tudo OK, ligue a lampada série na rede elétrica, não deve acontecer nada, a lâmpada não deverá acender, se acender é porque algo está ligado errado…
Com um multiteste em AC, verifique a tensão na tomada deverá ser a mesma da rede elétrica de sua cidade (110 ou 220 volts).
:: A lâmpada série em funcionamento.
Lâmpada série em funcionamento
Em seguida ligamos um circuito qualquer para comprovar o seu funcionamento. Nós utilizamos para o teste um pequeno carregador de pilhas recarregáveis, note que seus leds estão indicando que está funcionando corretamente e a lâmpada série permanece com seu filamento apagado. Isso indica que apenas uma pequena corrente está circulando pela lâmpada e alimenta normalmente o carregador.
Exemplo : Se o carregador tivesse algum componente com defeito que ocasionaria um consumo excessivo de corrente, a lâmpada passaria a avermelhar o filamento ou até acender por completo.
Na maioria dos casos quando ligarmos um aparelho na lâmpada série e a mesma acender e permanecer acessa é sinal que temos um problema no aparelho e devemos verificar antes de liga-lo diretamente a rede elétrica evitando um dano maior.
:: Simulando um curto-circuito.
Simulando um curto-circuito
Na figura ao lado, simulamos um curto-circuito, isto é, introduzimos na tomada da lâmpada série um fio para simular um aparelho com problemas.
Veja que a lâmpada acendeu com brilho total, isso indicaria que o aparelho ligado na lâmpada série estaria com algum problema e está consumindo uma corrente elétrica alta.
O uso da lâmpada série é indispensável quando queremos ligar um aparelho na rede elétrica, quando estamos consertando o mesmo.
Após trocar os componentes defeituosos, precisamos liga-lo para ver se resolveu o problema, a lâmpada série limita a corrente elétrica que circula pelo aparelho ligado a ela impedindo que os componentes trocados se queimem no caso do defeito ainda não tenha sido completamente resolvido.
Este tipo de lâmpada série é usado somente nos aparelhos que são ligados diretamente a rede elétrica.
Importante: O valor em watts da lâmpada série está relacionado com a potência dos aparelhos que serão ligados nela. Isto é, na prática devemos ligar aparelhos que consomem a metade da potência da lâmpada, em outras palavras, se você utilizou uma lâmpada de 100 watts na montagem, ligue aparelhos de até 50 watts de consumo, já para uma lâmpada de 150 a 200 watts ligue aparelhos que consomem de 75 a 100 watts de potência.
Se você ligar um aparelho de alta potência em uma lâmpada de baixa potência, a lâmpada acenderá mesmo que o aparelho não tenha problemas isso acontece porque a potência da lâmpada foi ultrapassada pelo consumo do aparelho ligado a ela.
Ao ligar na lâmpada série aparelhos de alta potência como monitores, fontes de computadores, aparelhos de som; a lâmpada acenderá por um instante e logo apaga-se, é devido a carga dos capacitores no circuito, após a carga a lâmpada praticamente se apaga ou fica com o filamento levemente avermelhado.
Caso fique acesa constantemente, algo pode estar com problemas no aparelho.
Com o uso da lâmpada série na reparação de aparelhos eletrônicos, temos uma indicação visual do estado do circuito: alto consumo de corrente, em curto, ou acionando a proteção facilitando a solução do defeito.



Graças ao nosso venerado Mestre Newton C. Bragapodemos indicar este outro excelente circuito.

A lâmpada de série verifica a continuidade dos aparelhos ou dispositivos em prova e ainda impede que ocorram “estouros”, se eles estiverem em curto, no momento em que forem ligados diretamente na rede de energia sem proteção alguma. 

A lâmpada de série que descrevemos é mais sofisticada, pois não usa somente uma lâmpada comum e duas pontas de prova como as versões simples.

Nessa versão tem duas lâmpadas para testes em condições de teste com potências diferentes e, além disso, existe um diodo que permite realizar testes de corrente pulsante contínua em componentes polarizados tais como diodos e capacitores de alta tensão.

O circuito poderá ser alimentado tanto pela rede de 110 V quanto 220 V, dependendo apenas das lâmpadas utilizadas.

Como se trata de aparelho que vai ser ligado diretamente na rede de energia, o montador deverá tomar o máximo cuidado na montagem e com o manuseio dos componentes, isolando pontos vivos, evitando tocar em locais que possam causar choques.


Na figura 1 temos o diagrama completo da lâmpada de série.

Comentários

  1. Posso usar o tipo de lâmpada nova ? Pois não acho a antiga !

    ResponderExcluir
  2. Procure por lâmpada halógega que você encontra !

    ResponderExcluir
  3. Amigo é possivel usar outro tipo de lampada, havendo em vista que as incandecentes não sao mais fabricadas?

    ResponderExcluir
  4. Procure por lâmpadas com filamento em casas do ramo que ainda tem. Comprei hoje em são José, Florianópolis, santa Catarina. Por apenas R$3,00 cada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lotus - A flor que nasce na lama

A flor que nasce na lama  A transformação é algo que devemos procurar em nossas vidas, seja modificando hábitos e atitudes, vencendo preconceitos, por isso hoje deixo com voces um texto sobre a Flor de Lotus, que nasce em meio a coisa fetidas e putrafatas e nos mostra que podemos florir mesmo com todas as possibilidades que nos rodeam sejam desfavoraveis    Texto de Rachel Siloé  É difícil de acreditar, mas essa linda flor que vocês estão vendo nasce na lama, é isso mesmo, na lama. O nome dela é flor de lótus. É uma planta nativa da Ásia que produz flores grandes, muito lindas, que podem ser brancas ou rosadas. O que eu gostaria de ressaltar é o lugar onde ela nasce, ou seja, no lodo, na lama! É isso mesmo!!! Como pode uma flor tão bela nascer em lugares  fétidos e feios? Não fique olhando para o lugar onde você está, para quem você é, se dentro de você arde esse desejo de ser e de fazer a diferença, vá em frente, porque essa diferença só é vista na vid

Controle de um motor de corrente continua usando uma ponte H.

Para os iniciantes na confraria da eletrônica a ponte H, faz o que uma antiga chave H fazia, ela possibilita reverter a rotação de um motor, e afinal pra que eu posso usar isso? Para um monte de coisas, andar pra frente e pra trás, virar um leme da direita pra esquerda, pra subir e descer um dispositivo. Assim um motor comum pode ser controlado e se transformar em um quase autentico servo mecanismo. Então vamos as dicas: Sabem aqueles motores de carrinho a pilha? Aqueles que a gente encontra na sucata dos cdroms, impressoras? Não confundir com os motores de passo. Pois então, estes são os motores DC direct current ou corrente contínua em português.  Basicamente é um motor que gira em apenas um sentido.  Contudo, se a polaridade nos terminais é invertida a rotação ocorre no sentido oposto. O que vamos mostrar neste projeto é uma forma de usar um circuito para controlar o sentido de rotação do motor.  A idéia é construir um circuito que permita inverter o sentid