Pular para o conteúdo principal

Ideias de oficinas

O público, formado por adolescentes de 12 a 16 anos, participou de oficinas “Faça você mesmo” o que é importante para a sua cidade:
  • Mapeamento Cartográfico: Com papel, caneta, GPS e câmeras de celular, grupos de exploração se espalharam para mapear os pontos de interesse que achavam importante na região. Orelhão? Placas? Igreja? Escadas? As informações coletadas foram para o Open Street Maps, um site que, ao contrário do Google Maps, tem tecnologia livre.
  • Projeto de Lei: 10 jovens elaboraram um Projeto de Lei contra o Bullying, após passar por questões como o que é uma lei, como é feita e para que serve. A premissa da oficina é mostrar que qualquer cidadão pode elaborar uma lei e mais do que isso, implementá-la. Com a assinatura de 5% do eleitorado da cidade, por meio da Lei de Iniciativa Popular.
  • Visualização de Dados: A partir dos dados do orçamento público, seis meninas criaram gráficos para entender como o recurso público é distribuído na cidade.
  • Rádio Livre: O grupo será formado por 8 jovens montou uma antena, configurou o transmissor e colocou uma rádio no ar. Depois foram dividos em dois grupos: enquanto um colocava a programação no ar, outro saia pelo bairro com rádio de pilha FM para divulgar a nova transmissora.
  • Lambe Lambe da Transparência: Dos sites para as ruas. Colocamos nas portas de empresas que prestam serviços ou fornecem produtos para a prefeitura um Lambe lambe com o valor que receberam dos cofres públicos.
Que tal algo do tipo em Montes Claros? Comente e deixe sugestões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lotus - A flor que nasce na lama

A flor que nasce na lama  A transformação é algo que devemos procurar em nossas vidas, seja modificando hábitos e atitudes, vencendo preconceitos, por isso hoje deixo com voces um texto sobre a Flor de Lotus, que nasce em meio a coisa fetidas e putrafatas e nos mostra que podemos florir mesmo com todas as possibilidades que nos rodeam sejam desfavoraveis    Texto de Rachel Siloé  É difícil de acreditar, mas essa linda flor que vocês estão vendo nasce na lama, é isso mesmo, na lama. O nome dela é flor de lótus. É uma planta nativa da Ásia que produz flores grandes, muito lindas, que podem ser brancas ou rosadas. O que eu gostaria de ressaltar é o lugar onde ela nasce, ou seja, no lodo, na lama! É isso mesmo!!! Como pode uma flor tão bela nascer em lugares  fétidos e feios? Não fique olhando para o lugar onde você está, para quem você é, se dentro de você arde esse desejo de ser e de fazer a diferença, vá em frente, porque essa diferença só é vista na vid

Controle de um motor de corrente continua usando uma ponte H.

Para os iniciantes na confraria da eletrônica a ponte H, faz o que uma antiga chave H fazia, ela possibilita reverter a rotação de um motor, e afinal pra que eu posso usar isso? Para um monte de coisas, andar pra frente e pra trás, virar um leme da direita pra esquerda, pra subir e descer um dispositivo. Assim um motor comum pode ser controlado e se transformar em um quase autentico servo mecanismo. Então vamos as dicas: Sabem aqueles motores de carrinho a pilha? Aqueles que a gente encontra na sucata dos cdroms, impressoras? Não confundir com os motores de passo. Pois então, estes são os motores DC direct current ou corrente contínua em português.  Basicamente é um motor que gira em apenas um sentido.  Contudo, se a polaridade nos terminais é invertida a rotação ocorre no sentido oposto. O que vamos mostrar neste projeto é uma forma de usar um circuito para controlar o sentido de rotação do motor.  A idéia é construir um circuito que permita inverter o sentid

Como fazer um circuito para teste seguro de equipamentos eletronicos

Como posso evitar que um aparelho eletrônico estoure na minha cara quando estiver testando? Acho que esta pergunta e feita por muitas pessoas que tem de testar alguns equipamentos que chegaram para ser "reciclados" mas ainda existe um esperança que estejam funcionado, tais como fontes de computadores, monitores etc .. Construa passo a passo uma lampada série para a sua bancada de consertos de aparelhos eletrônicos, este circuito garante maior segurança na hora de ligar à rede elétrica as suas montagens experimentais ou consertos realizados em aparelhos eletrônicos . Sempre antes de ligar a energia no circuito, devemos conferir se a montagem ou o conserto foi realizado corretamente. As vezes um erro passa despercebido e todo o trabalho fica comprometido, a consequência é vários componentes queimados porque não foi possível desliga-lo a tempo. A solução é se utilizar de um pequeno circuito limitador de corrente para proteger o circuito em teste, uma lampada s